sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Idolatria Carente


(Gandhi)
Vivemos em um país que carece de diversas alternativas que proporcionem o crescimento igual da população. Fatores sócio-econômicos dificultam a equidade de um cidadão sem as mesmas oportunidades para com aquele que teve facilidades, por assim dizer, ocasionadas pelo melhor nível social.
Todavia, devemos analisar também que não é somente a carência relacionada a parte social que nos aflige. Dentre inúmeros aspectos que podem faltar a nós, atualmente temos falta de ídolos a serem seguidos.
Não devemos nos render a qualquer parâmetro a ser seguido. Devemos antes de qualquer coisa tomar como exemplo a conduta exemplar de seres humanos que tem como objetivo auxiliar a evolução da Humanidade seja no caráter moral, científico, cultural ou espiritual.

E são de exemplos nestes aspectos que estamos carentes hoje em dia. A sociedade não possui um ídolo a altura que possa inspirar-nos a lutar por uma causa justa. Não há ídolo que nos leve a semear a caridade e o amor. Não há um ídolo que seja depositário de elevada cultura. Muito menos um ídolo que mostre às gerações futuras que a conduta moral deve ser levada a risca, com atitudes honestas sobrepondo-se as corruptas.
Certo é que tais seres existem, não fazem parte de um passado quase mítico. Existem sim os que acreditam valer a pena trilhar um caminho mais virtuoso em busca de um futuro igualmente melhor a todos. São homens que vivem discretamente e vivem, não apenas existem como a maioria da população.
Homens e mulheres que superam adversidades baseados na prática das mais elevadas virtudes, buscando incessantemente a verdade e conduzindo aqueles que lhes são caros por uma senda gloriosa e digna.



(Marthin Luther King)
No entanto, os jovens que não possuem diante dos olhos os melhores exemplos, os encontrarão aonde? Veremos a moral refletida em nossos sacerdotes modernos? Simplesmente não temos grandes líderes espirituais que possam convocar massivamente a população e estimular a reflexão íntima e a melhoria interna.
Não vemos filosofias que sejam capazes de abranger um percentual significativo da população sem que seja estimulada, mesmo que em níveis por vezes homeopáticos (mas ainda assim existem em certos segmentos níveis alarmantes), alguma intolerância doutrinária. E isto já é o bastante para acarretar um sem número de distorções das práticas deixadas a nós através de verdadeiras pérolas de sabedoria que a limitação intelectual humana distorce de forma singular.



(Ernesto Guevara)

Na política, encontrarão os seres desta pátria consolo para vislumbrar um futuro mais próspero baseado em qual governante? O último mandatário obteve acertos, mas como todos os mandatos anteriores, ocorreram erros grosseiros. Faltas graves de pessoas ligadas ao governo nos fazem crer que a severa mudança que necessitamos ainda está longe de acontecer.
E na parte cultural? Vemos grandes representantes da música cantar belamente nossas aflições e estimular a juventude a dedicar-se com afinco a prática cultural mais singela que existe? Vemos cada vez mais nossos ídolos envelhecendo e não aparece nenhum capaz de ocupar os lugares vagos deixados por aqueles que deixam o plano material.

Sendo assim, a atual carência que vivemos sem ninguém para idolatrarmos e seguir seus passos cria a necessidade de que uma nação inteira sirva de exemplo ao mundo. Possa o Brasil erguer-se diante da corrupção, da violência sem propósito e das práticas morais de nível abissal para moldar uma nação harmoniosa onde a única constante seja a caridade. Façamos com que a ausência de exemplos isolados de grandes cidadãos seja suprida pela elevação conjunta da sociedade, a fim de dignificar esse solo glorioso onde a maioria do povo procura a maneira correta de viver, só que milhões de seres virtuosos nascem e morrem no anonimato pondo em prática seus objetivos somente no seu ciclo de convivência.



(Chico Mendes)
Que a ausência de ídolos se converta na presença das virtudes individuais. E que o presente justo seja a luz a ser refletida em um prisma onde a polarização luminosa dar-se-á simbolicamente pela caridade, amor ao próximo, honestidade, bem-aventurança e união.